Aprazer Assistência Médica
  • /
  • /

Recém diagnosticado: Qual é o próximo passo após o teste positivo para HIV?

O teste positivo para o HIV, geralmente deixam as pessoas sobrecarregadas de perguntas e preocupações. É importante lembrar que o HIV pode ser tratado de forma eficaz com medicamentos. O tratamento com os medicamentos para o HIV (chamada de terapia antirretroviral ou TARV) é recomendado para todos que se encontrem positivados. Os medicamentos conduzem o tratamento, trazendo uma maior expectativa de vida, com saúde e reduzindo o risco de transmissão.

O primeiro passo após o teste positivo para HIV é consultar um profissional da saúde, mesmo que você não tenha sintomas. Cuidados médicos imediatos são a melhor forma de se manter saudável, iniciando o tratamento e seguindo as indicações médicas.

Depois de testar positivo para HIV, o que uma pessoa pode esperar durante sua primeira consulta com um profissional da saúde?

Após o teste positivo, a primeira consulta com um profissional da saúde inclui uma revisão do histórico médico, um exame físico e testes de laboratório. O profissional de saúde também explicará os benefícios do tratamento do HIV e mostrará maneiras de reduzir o risco de transmissão do HIV para outras pessoas.

As informações coletadas durante a visita inicial, serão usadas para tomar decisões sobre o processo de tratamento do HIV.

Quais exames laboratoriais são usados para tomar decisões sobre o tratamento do HIV?

Um profissional de saúde analisa os resultados dos testes de laboratório de uma pessoa para:
  • Determinar até que ponto a infecção pelo HIV da pessoa avançou (chamado progressão do HIV)
  • Decidir quais medicamentos recomendar
Os seguintes testes de laboratório são usados para entender qual linha de tratamento utilizará para tratamento do HIV.

Contagem de CD4
Uma contagem de CD4 mede o número de células CD4 em uma amostra de sangue. As células CD4 são células que combatem infecções do sistema imunológico. À medida que o HIV avança, a contagem de CD4 de uma pessoa cai, o que indica danos crescentes ao sistema imunológico. O tratamento com medicamentos para o HIV evita que o HIV destrua as células CD4.

Carga viral
Um teste de carga viral mede a quantidade de vírus no sangue (carga viral do HIV). À medida que o HIV progride para a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), a carga viral de uma pessoa aumenta. Os medicamentos para o HIV impedem a multiplicação do HIV, o que reduz a carga viral de uma pessoa. Um objetivo do tratamento do HIV é manter a carga viral de uma pessoa tão baixa que o vírus não possa ser detectado por um teste de carga viral. Isso é conhecido como ter uma carga viral indetectável.
Uma vez que o tratamento do HIV é iniciado, a contagem de CD4 e a carga viral são usadas para monitorar se os medicamentos para o HIV estão controlando o HIV de uma pessoa.

Teste de resistência a drogas
Os profissionais de saúde consideram muitos fatores ao recomendar medicamentos para o HIV, incluindo os resultados do teste de resistência a drogas de uma pessoa. O teste de resistência a medicamentos identifica quais, se houver, medicamentos para o HIV não serão eficazes contra a cepa de HIV de uma pessoa. O infográfico HIV traz informações sobre os testes usados para monitorar a infecção e o tratamento.

Depois de testar positivo para o HIV, em quanto tempo as pessoas começam a tomar medicamentos?


As pessoas com HIV devem começar a tomar medicamentos para o HIV o mais rápido possível após o diagnóstico. No entanto, antes de iniciar o tratamento, as pessoas devem estar preparadas para tomar medicamentos todos os dias pelo resto de suas vidas.
Questões: Como a falta de seguro de saúde ou a incapacidade de pagar pelos medicamentos para o HIV, podem dificultar o uso consistente dos medicamentos. Os profissionais de saúde podem recomendar recursos para ajudar as pessoas a lidar com qualquer problema antes de começar a tomar medicamentos.

Durante a primeira consulta com um profissional de saúde, há tempo para fazer perguntas?

Sim! Uma visita inicial com um profissional de saúde é um bom momento para fazer perguntas. A seguir estão algumas perguntas que as pessoas com HIV recém-diagnosticadas geralmente fazem:
  • Se eu tenho HIV, eu eventualmente vou pegar AIDS?
  • O que posso fazer para me manter saudável e evitar outras infecções?
  • Como posso prevenir a transmissão para outras pessoas?
  • Como o tratamento afetará meu estilo de vida?
  • Como devo dizer ao meu parceiro que tenho HIV?
  • Existe alguma razão para dizer ao meu empregador e àqueles com quem trabalho que tenho HIV?
  • Existem grupos de apoio para pessoas com HIV?
  • Existem recursos disponíveis para me ajudar a pagar meus medicamentos?
  • Onde podemos obter medicamentos de qualidade a preços acessíveis?

Milhões de pessoas estão lutando contra o HIV ajudando uns aos outros, milhares de pesquisadores e cientistas nos laboratórios modernos estão trabalhando no desenvolvimento de medicamentos e procedimentos de tratamento. Há muitas doenças que não eram tratáveis ​​há algum tempo, mas agora podem ser facilmente curadas e temos certeza de que o HIV será uma delas em breve. Você não está sozinho, vamos fazer o que pudermos e sempre esperar o melhor!